Verdades Inconvenientes

Postado por Rafael em

Eu estava na última noite do ano passado, então eu sei que este é outro ano. Não preciso que me avisem.

Aliás, ontem foi uma noite vazia em significado. “Nem parece ano novo”, disse meu alter ego, e concordei plenamente. Ultimamente todas as datas comemorativas têm sido vazias. O que me leva a crer que estou vazio. Mas este não é o assunto do texto.

Não creio que teremos grandes mudanças neste ano, mesmo porque eu não sei o que mudar. Ao menos eu sei o que esperar: muitas pessoas falarão sobre desenvolvimento sustentável, preservação do meio-ambiente e outras sobre corrupção.

Ah sim, a velha hipocrisia atuará como sempre. Al Gore fala sobre os impactos ambientais e aconselha aos americanos que diminuam o consumo de energia em suas casas, sendo que a sua consume 20 vezes mais energia que a média nacional norte americana (as fontes são questionáveis, mas é um fato que seu modo de vida não é um exemplo de sustentabilidade).

Eu prefiro não citar o nome dos políticos hipócritas e corrompidos. Por quê? Porque a política não está relacionada com a hipocrisia deles, e sim com a da população, e por conseqüente, é sua hipocrisia e minha também.

“Malditos ladrões, roubam tanto que temos que pagar todos estes impostos”, esta é uma frase comum, mas comum também é o consumo de produtos piratas: Cerca de 70% da população brasileira consome, conscientemente, pirataria (você consome e eu também!). As pessoas ficam revoltadas: “que vergonha isso!”, “só podia ser Brasil, país cheio de gente burra”. Mas os Homo asinus brasileiros escolhem não fazer nada além de reclamar.

Ah sim. Não posso deixar de falar da minha hipocrisia, afinal de contas sou tão ou mais hipócrita que você, o que não me impediu de escrever isto.

(Enquanto pesquisava na Internet, vi um anúncio do “maior site de relacionamentos entre evangélicos do Brasil”. Ou seja, um site para encontrar namorados virtuais só para evangélicos! Nada mais conveniente enquanto escrevo um texto sobre hipocrisia.)

Fontes:
Al Gore
Pirataria

Comentários (3)

    Como diria a prova da ufpr que fiz há alguns meses, existe a moral de casa e a moral da rua, na moral da rua se julga e condena a todos, e na moral de casa prevalece o companheirismo por entre parentes e amigos desconsiderando leis e moral. Ou como diria o Alípio, brasileiro é cachorro de casa, late, late, late quando passa carro e se o carro para o cachorro se faz de desentendido.

    Como forma de protesto, sugiro que façamos camisetas com os dizeres “Pirataria é crime” ou “Não compro produto pirata”.
    Pelo menos é o que está na moda ultimamente...
    Crise aérea? Faz uma camiseta com “Caos aéreo: Vergonha nacional”
    Mensalão? Camiseta neles!
    Onda de violência, roubos, e mortes? Dê-lhe camiseta!
    Acho que a camiseta se tornou a última forma de demonstração da indignação popular...
    Uma idéia muito interessante, com um único porém: Não adianta merda nenhuma.
    Alguém poderia me dizer em que momento o povo perdeu o saudável hábito de quebrar tudo, e começou a usar camisetas com palavras de ordem, frases de efeito, e usar nariz de palhaço?
    Como diria um grande amigo meu: Lamento dizer, mas quem usa nariz de palhaço… Costuma ser o próprio.

    Abraço,
    Castor

    PS- Obrigado pelo comentário lá no "ensimesmando"

    Peraê!

    Vamo com calma aê falar do Brasil!
    Concordo, somos TODOS hipócritas. Esperamos que os caras se resolvam no congresso estabelecendo a "paz" enquanto nós morremos por um jogo de futebol ou "enganamos" o fiscal.
    É necessário ter consciência de que a mudança é de dentro pra fora. Se eu ensino meu filho a passar por debaixo da rolata depois dos 5 anos, eu tenho que esperar o que do futuro?

    VAle mais o princípio da semeadura.

    Quanto ao estado de vazio a conversa muda.
    Há pouco tempo eu entendi que o Vazio não é a ausência, mas a busca.
    Passei dias cultivando meu Vazio sem me dar contar do que eu realmente queria!Absurdo!!!

    É estranho pensar assim, mas dizem que somos nós que criamos nosso próprio Vacuo.Eu tenho que concordar...

    Castor, não sei se camiseta éuma forma de protesto ou um jeito sofiticado de dizer "Eu sou tão esperto e tão diferente que me preocupo com o mundo".
    Pra mim soa mais como: "sou politicamente correto, mas nem tanto"

    Que tal deizarmos de falar sobre o quanto somos hipócritas e boicotar a pirataria?